sábado, 3 de maio de 2008

Nova lei laboral e as 1001 maneiras de se ser despedido



Foram apresentadas as novas propostas do Governo para alterar a lei laboral.
A intenção, é flexibilizar mais os horários de trabalho e lutar contra o trabalho precário (desta vez não estão a mentir).
Ainda não li todas as mediadas de flexibilização que propõem e só conheço aquelas que foram faladas nas noticias.
Nesta flexigurança à portuguesa a flexibilidade parece estar lá toda... agora não me lembro é de ter ouvido falar nada da parte da segurança.
Luta-se contra a precariedade do emprego dizem.
Quem tiver trabalhadores a prazo ou pagos a recibo verde vai ter de descontar para a segurança social uma parte do que antes era suportado pelo trabalhador.
Até aqui parece fixe, não parece?
Para a combater ainda mais esse flagelo, até vão dar benefícios fiscais às empresas que só tenham trabalhadores com contrato definitivo.
Também parece bom, não parece?
Só que nem sempre o que parece é... porque se pensarmos um pouco podemos perceber que tornando o despedimento livre, acaba para os patrões a necessidade de fazerem contratos a prazo.
Todos passamos a estar de alguma maneira a contratados a prazo... ao prazo que o patrão quiser e desejar...

Não lhe lambeste bem as botas, Rua.
Aumentos? Rua.
Hoje não podes ficar a trabalhar até mais tarde porque tens que ir buscar os teus filhos à escola? Rua.

Não admira que os patrões gostem da ideia e aplaudam as medidas do governo.
Passam a ter todos os trabalhadores com a prática dos precários e ainda vão ganhar uns benefícios fiscais.
Agora está na hora de ir ler a proposta desta lei e começar afazer contas à vida.
Não ao dinheiro, que esse já é pouco e já sabemos que sobra sempres mês para o ordenado, mas ao que vamos ter de fazer no trabalho e quais os direitos que vamos deixar de poder usufruir.
Não por serem proibidos mas porque podem irritar o patrão.

Um comentário:

Pereira disse...

é verdade é lamentavel que neste país so se pense que os trabalhadores é que têm que contribuir para a redução do défice,e para isso o governo arranja sempre soluções.E se pensassem antes em criar plataformas de entendimento dentro das empresas?Incentivarem os patrões e trabalhadores a aumentarem a produtividade criando beneficios para ambas as partes?Durante décadas tem sido sempre política do governo atacar os mais desfavorecidos...se o governo se empenhasse tanto como muitos portugueses que trabalham arduamente,não havia tantos a largarem o país e tentarem a sorte e entregando os seus impostos noutros países.Gostei muito do seu comentario.Outra coisa,se esta lei for para a frente,vamos assistir a um aumento bombastico nos despedimentos a maiores de 40.